Tarte de Amêndoa

Esta receita já a tenho há mesmo muito tempo.
Tinha sempre vontade de a experimentar mas receava que ficasse mal. Isto porque a minha sogra faz uma tarte de amêndoa divinal e o meu marido adora. Não há tarte como a da sua mamã...
Ora, eu com o receio de não conseguir ser no mínimo aceitável sempre achei que fazê-la para depois ouvir críticas, (porque não era igual) não valeria a pena.
Mas como sou teimosa, lá serviu a festa de Ano Novo para experimentar.
E... fui "aplaudida": -"Parabéns, a tarte está muito boa...!", foi o comentário do juiz de serviço.

Tarte de Amêndoa


Para a base:
200 gr de açúcar
200 gr de farinha
200 gr de manteiga ou margarina
2 ovos 1 colher de sopa de fermento em pó

Para a cobertura:
Amêndoa palitada ou laminada
200 gr de açúcar
250 gr de manteiga
2 colheres de sopa de leite

Pré aquecer o forno a 150ºc.
Untar com manteiga, uma forma com aro removível,colocando no fundo papel vegetal e untando-o também.
Na batedeira bater a manteiga derretida com a açúcar até estar um creme clarinho.
Juntar os ovos e bater.
Misturar o fermento na farinha e envolver no preparado acima.
Deitar na forma e levar ao forno.Aumente o forno para 180ºc.
Deixar cozer por cerca de 3 minutos ou até o teste do palito sair limpo.
Depois de cozida retirar do forno e deixar arrefecer. Não retirar da forma.
Agora faz-se a cobertura:
Deitar por cima da tarte a amendoa e espalhar uniformemente.
Num tacho, colocar a manteiga a derreter .
Juntar o açúcar e mexer por cerca de 2 minutos.
Deitar o leite e mexer sempre.
Quando a textura do creme espessar e escurecer retirar do lume.
Deitar rapidamente por cima das amêndoas até cobrir a totalidade da tarte.
Deixar ficar fria e depois desenformar.

Comentários

  1. Felz Ano 2011!!!!

    Esta tarte està lindissima amiga os meus parabens, està devinal digna de uma pastelaria adorei.

    Vez como conseguimos bater as mamàs, e tu és a prova disso eheheheh

    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Está com um excelente aspecto, só é pena levar tanta manteiga.
    ainda bem que o juiz aprovou.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  3. O aspecto ficou divinal mesmo.
    Com jeitinho consegue-se sempre superar as comidas da mamã, hehe (eu que o diga).
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. esta tarte é mm top ;) e ficou linda mm! bom ano!!! :D bjs

    ResponderEliminar
  5. Adoro este tipo de tarte, que linda ficou a tua!

    ResponderEliminar
  6. Está com muito bom aspecto... não admira que esteja deliciosa... :)
    Beijinhos
    Sarinha

    ResponderEliminar
  7. A julgar pelo aspecto deve ter ficado mesmo boa!
    Parabéns Rita!Nem todos os homens têm a sorte de ter boas cozinheiras em casa lol :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  8. Ficou mesmo 5 estrelas...um beijo
    fiz um cantinho quando poderes dá uma olhada felz 2011.

    ResponderEliminar
  9. Optima tarte!! bom ano, bjks

    ResponderEliminar
  10. Ficou óptima e gosto muito desta tarte, mas em casa sou a única!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. que maravilha adoro tarte de amêndoa,adorooooooooooooooooo ADOROOOOOOOOOOOOOOOOOOO

    hehehe bjokinhass

    ResponderEliminar
  12. Ficou linda! Gosto muito! bjinhos

    ResponderEliminar
  13. Ficou linda a tarte... O meu namorido ia-se babar com ela :)
    beijinhos e um bom ano kida

    ResponderEliminar
  14. A minha tarte preferida, siplesmente adoro!!

    Bjs e um bom ANo!!**

    ResponderEliminar
  15. O meu marido também adora esta tarte mas sempre com receio de me sair mal ainda nunca experimentei mas agora fiquei tentada, será que devo??? Será que ele vai gostar e dizer que são como as das pastelarias???A massa fica muito seca???Vou aguardar a tua resposta e alguma dica para me sair bem a fazê-la e depois coloco-a no meu blog.Beijinhos e BOM ANO!!!

    ResponderEliminar
  16. Que rica torta de almendras ,me encanta, bonito blog ,me encantaron tus recetas muy buenas.bendiciones para el año2011,cariños

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O vosso comentário é sempre bem vindo!
Obrigada e beijinhos,
Ana Rita