Bolo de Maçã Perfeito

Esta estação do ano é a minha preferida. Adoro as cores, as folhas caídas e os finais de tarde com um por de sol alaranjados. Simboliza para mim o aconchego, as tardes de fim de semana no sofá, a lareira a queimar lenha e o forno acesso de onde saem sempre algo que aquece a barriga e a alma. 

Este fim de semana não foi diferente e do meu forno saiu o melhor bolo que alguma vez comi. Sei que pode parecer um pouco exagerado mas nunca um bolo conseguiu levar me ao delírio como este conseguiu. É a conjugação perfeita da maçã com as nozes pecan, com uma massa densa e húmida, o caramelo que leva assim que sai do forno e que torna enxaropado e decadente. 

Este é para mim o supra sumo dos bolos e se gostam de maçã eu peço-vos… façam, mas façam mesmo este bolo.

Bolo de Maçã Perfeito
(adaptado "southern plate")
3 maçãs sem casca e caroço
360 gramas de farinha
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de sal refinado
220 gramas de óleo
400 gramas de açúcar
3 ovos
1 colher de chá de baunilha ( usei pasta de baunilha da Obô)
100 gramas de nozes pecan, picadas grosseiramente

Caramelo:
200 gramas de açúcar amarelo
120 gramas de leite
160 gramas de manteiga

Comece por preparar a forma com spray desmoldante e ligue o forno a 160ºc.
Numa taça junte o óleo, os ovos e bata.
Junte o açúcar e a baunilha e bata de novo.
Numa outra taça peneire a farinha, o sal e o bicarbonato e depois envolva tudo na massa dos ovos.
Junte a maçã cortada bem fina e depois as nozes picadas.
Deite a massa na forma e espalhe bem.
Leve ao forno por cerca de 1 hora.
Faça agora o caramelo:
Num tacho pequeno coloque todos os ingredientes e deixe ferver por alguns minutos.
Quando o bolo sair do forno cubra-o logo como o caramelo e deixe arrefecer por completo antes de o desenformar.


Comentários

  1. O aspeto é de uma doçura que impressiona. Imagino dar uma dentadinha...
    .
    Saudação amiga
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Deu vontade de provar!
    Passei para desejar continuação de uma excelente semana!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira

    ResponderEliminar
  3. Adoro bolos de maça e adoro noz pecan , logo esse maravilhoso bolo me agrada.
    Achei-o lindo

    ResponderEliminar
  4. O bolo é mesmo maravilhoso, somente alterei a quantidade de açúcar, coloquei 300 gr em vez de 400 gr e ficou óptimo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada por ter experimentado e de ter vindo aqui contar-me que gostou. Fico muito agradecida 🙏
      Um beijinho
      Rita

      Eliminar
  5. Este bolo é simplesmente maravilhoso. Da 2ª vez que o fiz reduzi a quantidade de açúcar e juntei um pouco de canela.
    Receita que ficou a fazer parte do meu caderninho de receitas.
    Obrigada pela partilha e Parabéns pelo blog que é fantástico. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Fico contente por ter gostado. É sem dúvida dos melhores bolos que já comi!
      Um beijinho

      Eliminar
  6. Posso trocar por farinha integral e açúcar mascavo. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sara,

      Poder, pode mas confesso que não testei e não sei se o resultado final será próximo da receita original.
      Se por acaso experimentar depois conte-me como ficou😊
      Um beijinho
      Rita

      Eliminar
  7. Só pode ser feito com óleo? Boa tarde.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      A receita está testada para usar óleo, não testei com outra gordura, pelo que não sei como ficaria a textura do bolo. Todas as gorduras interagem de modo diferente nas massas de bolo daí que ao alterar o bolo irá ter uma aparência e até um sabor diferente do original.
      Beijinho,
      Rita

      Eliminar
  8. Adoramos o bolo é mesmo bom, nas cortei muito no açúcar só fiz com 250g e com mascavado escuro, é mais que suficiente, para mim. Também achei muita farinha para 3 ovos e só fiz com 300g de resto fiz igual e ficou maravilhoso e todos gostaram e querem que repita rapidamente! Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ju,

      Que bom que foi aprovado. Obrigada pelas dicas, podem ajudar quem quiser fazer o mesmo.
      Um beijinho,
      Rita

      Eliminar
  9. Boa noite. Adoro bolos de maçã, são os meus preferidos. Vou sem dúvida experimentar este, mas tenho uma dúvida, poderei reduzir no óleo? É cerca de uma chávena de chá, certo? Não consigo usar tanto óleo nos bolos... obrigada

    ResponderEliminar
  10. Logo que possa irei fazê-lo, só pelo aspeto deve ser uma delícia.

    ResponderEliminar
  11. o caramelo deita se quente ou deixa se arrefecer e quando o bolo sair do forno deita se?
    estou a fazer agora deve ser delicioso.
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, eu deitei o caramelo ainda morno assim que o bolo saiu do forno. Espero que goste, nós adoramos.

      Eliminar
  12. Oi Ana Rita… tenho que fazer este “teu” bolo para minha esposa e Família. Mas te pergunto: qual o tamanho da forma que vc usou? E o que seria ‘açúcar amarelo’? Como estou no BR, posso trocá-lo pelo branco mesmo? Te aguardo então e obrigado por aparecer no meu caminho com este bolo. Abç gde… KaLL e Rachel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Kall,
      A forma que usei foi de 22cm e o açúcar amarelo é o vosso açúcar mascavo que por ter um sabor mais caramelizado fica mais intenso mas se quiser optar pelo branco pode, apenas nãos ei se o resultado será o mesmo.😊
      Obrigada pelo comentário e espero que gostem tanto do bolo como nós aqui em casa. Depois me conta.
      Um beijinho,
      Ana Rita

      Eliminar
  13. Posso duplicar a receita❓

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Duplicar em termos de fazer a receita duas vezes? Acho que pode mas nunca testei. Este bolo não é pequeno, ele serve à vontade 10/12 pessoas.
      Obrigada😊

      Eliminar
  14. Testei e é mesmo perfeito.😍 Todos aqui em casa gostaram. Apenas reduzi a quantidade de açúcar.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O vosso comentário é sempre bem vindo!
Obrigada e beijinhos,
Ana Rita