Muffins de Banana e Nozes Pecan com Struessel

Esta última semana andei em modo testes e pesquisa. Quando entro nesta onda a minha cabeça está sempre a mil e ando sempre a magicar. Entre tarefas de mãe, "uber" e Chef particular, vou navegando na internet, absorvendo ideias e aprendendo novas técnicas. Cruzo-me com novas receitas, com fotografias diferentes e que me aguçam a curiosidade, com truques e resultados fantásticos, e tudo isso é para mim um mundo que quero muito dominar. 
A fotografia está a crescer dentro de mim.
Se há uns tempos olhava para uma fotografia e era apenas uma fotografia, agora já tenho um olho analítico. Coisas como a luz e o sentido dela, o ângulo, os props usados, o mood que se quer dar e as regras usadas são coisas que já consigo distinguir e que nunca me passou pela cabeça que fossem tão importantes na altura de carregar no botão de disparo.
A food photography está a crescer dentro de mim.
Quero honrar ingredientes, contar-vos uma história, trazer-vos receitas simples e conseguir torná-las ainda mais bonitas com a fotografia. É um processo longo, de muita prática e de muita paixão mas quero fazê-lo o melhor que conseguir, por mim, por vós, por esta vontade de crescer que não me abandona. Fiquem por aí…

Mas, falemos agora sobre a receita de hoje.
Estes muffins são extra fofos, de aroma doce e reconfortante. A combinação entre a banana, chocolate negro e nozes pecan é fenomenal mas o struessel crocante e viciante é o apontamento fulcral nestes muffins.
Podem fazer um bolo em vez de muffins, terão apenas de ter em atenção o tempo de cozedura que será mais extenso. 

Muffins de Banana e Nozes Pecan com Struessel
*****( chávena de 250 ml)*****
Muffins:
2 chávenas de farinha
1 colher de chá de fermento
1\2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1\4 colher de sal
1\2 chávena de açúcar
1\2 chávena de manteiga, derretida ( cerca de 4 colheres de sopa)
1\2 chávena de iogurte
2 ovos
1 colher de chá de baunilha ( usei pasta de baunilha da Obô)
2 bananas médias, esmagadas ligeiramente
1 chávena de chocolate negro, partido ( cerca de 50 gramas) (usei Pantagruel)
1\2 chávena de nozes pecan, cortadas grosseiramente

Streussel:

1\4 de chávena de açúcar
2 colheres de sopa de farinha
4 colheres de sopa de manteiga, derretida
2 colheres de sopa de nozes pecan, cortadas grosseiramente

Comece por ligar o forno a 180ºc e coloque as formas de papel na forma dos muffins.
Prepare o struessel:
Junte os ingredientes todos e amasse com as pontas dos dedos até obter uma textura de areia molhada. Reserve.
Numa tigela misture a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal.
Em outra tigela coloque o açúcar, a manteiga derretida, o iogurte, os ovos e a baunilha. Bata tudo muito bem.
Junte agora as bananas.
Adicione a farinha reservada e envolva apenas.
Por fim, deite o chocolate partido, as nozes pecan e dê uma envolvida rápida com uma espátula.
Divida a massa pelas formas e no topo de cada um coloque um pouco do streussel.
Leve ao forno por 30 minutos ou até o palito sair limpo e estarem ligeiramente dourados.


Comentários

  1. aspeto maravilhoso. Deixou-me a salivar

    Cumpts

    ResponderEliminar
  2. Adoro o novo conceito de fascínio fotográfico :) esses Muffins vão hohe para o mar forno ;) porque o Outono já pede. beijinhos e obrigada pela partilha

    ResponderEliminar
  3. Devem ser deliciosos. Quanto à farinha, poderá ser substituída por outra, tipo de aveia?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Dininha,
      Claro que sim, a farinha de aveia é uma ótima substituição, mas diminua para 1+1\2 chávenas. Depois diga-me se gostou.
      Um beijinho

      Eliminar
  4. Deu vontade de provar!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O vosso comentário é sempre bem vindo!
Obrigada e beijinhos,
Ana Rita