Pão de Aveia e Mel ( sem amassar)

Tinha esta receita pronta a ser publicada antes desta loucura se instalar.
Tempos esquisitos estes não é?
Não sei como está a ser para vocês mas eu tenho dias. Há uns em que até consigo ver a luz ao fundo do túnel mas há outros em que a incerteza e a ansiedade de tudo o que se passa e se passará depois, me deixam em baixo.
Para além de ter em casa 3 pessoas de risco (eu incluida), somos 5 ao todo, há toda uma gerência que se impõe no nosso dia a dia.
Para além de manter a casa limpa e organizada, há a gerência de um despensa e de colocar refeições sustentáveis todos os dias na mesa.
É um exercício diário e traz-me alguma preocupação caso comece a racionalização de produtos.
Eu comecei muito cedo, em meados de Janeiro, a montar pouco a pouco uma despensa para que não me pesasse no orçamento e também para não fazer o açambarcamento que muitos fizeram.
Tenho portanto alguma manobra, mas nada dura para sempre e tenho de ir gerindo o melhor que puder e souber.
Fui 2 vezes às compras, até agora, mas principalmente para legumes e fruta. Espero conseguir aguentar as coisas entretanto para evitar saidas futuras.
No meio disto tudo começou a ser necessário voltar a fazer pão, iogurtes e reaproveitar ainda mais os restinhos.

Como tal este pão não podia vir em melhor ocasião. Temos tempo para testar e saborear algo feito por nós.
Não é nada dificil, pois nem tem de ser amassado e rende dois pães, sendo que um podem fatiar e congelar.
Caso tenham dúvidas podem sempre contactar-me que eu ajudarei no que conseguir...
Estamos cá uns para os outros!!!

Pão de Aveia e Mel ( sem amassar)

*Chávena 240 ml

(Rende 2 pães ou um grande)

2 chávena de água, dividida
1 chávena de flocos de aveia
1/3 chávena manteiga, amolecida
!/3 chávena de mel
1 colher de chá de sal
2 colheres de sopa de fermento de padeiro seco
1 ovo
4 a 5 chávenas de farinha

Numa tigela junte 1 chávena de água a ferver, a aveia, o mel, a manteiga e o sal.
Mexa um pouco até a manteiga derreter e depois reserve uns minutos.
Aqueça a outra chávena de água a uma temperatura de 40º ou a uma temperatura que seja suportável colocar o dedo e não queimar. (água muito quente mata o fermento) 
Deite o fermento na água e mexa para que se dissolva.
Numa tigela grande coloque o ovo, a mistura da aveia reservada e 2 chávenas de farinha.
Junte também o fermento.
Envolva e vá acrescentando entre 2 ou 3 chávenas de farinha. A massa terá de ficar esponjosa  e peganhenta. Eu usei apenas 2 chávenas.
Coloque a massa dividida em duas formas forradas com papel vegetal, tape e deixe levedar até que dobrem de volume (mais ou menos por 40 minutos).
Coloque no forno a 180º por 40 minutos. 
Deixe arrefecer numa grelha e depois fatie. 




Tem um miolo bem fofo mas mantêm a forma ao fatiar e aguenta bem sem enrijecer por alguns dias, não consigo dizer ao certo quantos porque aqui não durou mais de 3 dias.
O outro fatiei e congelei. Quando quiser é só retirar do congelador, deixar descongelar à temperatura ambiente e está pronto a ser comido.



Comentários