Bolo de Cenoura e Caju

Quando escrevo uma receita nova debato-me sempre com o texto inicial. Nunca sei bem o que vou escrever. Por isso decidi que vou começar a escrever o que me vier logo á cabeça e daí desenvolvo, já que aqui nesta cabeçinha o que não faltam são coisas para sair cá para fora. 
Podia falar-vos sobre cenouras e o quanto gosto delas nos bolos (uma vez que este bolo leva cenoura), podia até dizer-vos que ando cheia de vontade de fazer uma torta de cenoura mas sem a laranja que acho que corta o sabor real da cenoura. Também podia contar-vos que não a faço porque tenho receio de fazer tortas. Podem partir-se ao enrolar ou podem nem sequer enrolar e ficar tipo uma tábua e de todas as coisas na pastelaria as tortas e os bolos decorados são o que mais me travam. Depois umas enrolam-se logo, outras só se enrolam depois, outras enrolam-se e depois desenrolam-se. Também nunca percebi porque se enrolam umas com o pano no meio enquanto outras se enrolam sem o pano, se é que me fiz entender?
Depois temos de as enrolar ainda mornas, mas tem de se ver a temperatura bem porque se ainda estiverem muito quentes ficam coladas, se estiverem muito frias racham. OMG!!!
E o recheio? Esse é outro tormento. Temos de espalhar com uma margem de segurança nunca até ao fim porque senão o recheio sai metade para fora. Não sei como é convosco, mas a mim sempre me sai metade do bendito recheio para fora, mesmo barrando somente o aconselhável. É recheio por todo o lado... 

Não sei se repararam mas as tortas são um tópico frenético para mim, é sempre a desenvolver :) 

Mas, como hoje temos bolo ,deixo o resto desta saga para outra altura, combinado?

Bolo de Cenoura e Caju
(receita adaptada do blog "Full Bellies, Happy Kids")


(chávena de 200ml)

4 ovos
1 + 1/4 chávena de óleo
2 chávenas de açúcar
2 colheres de chá de extrato de baunilha
2 chávenas de farinha 
2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
2 colheres de chá de fermento para bolos
1/2 colher de chá de sal
2 colheres de chá de canela em pó
3 chávenas de cenoura ralada
1 chávena de caju picado grosseiramente

Pré aqueça o forno a 170 graus e prepare a forma, untando e enfarinhando ou use um spray desmoldante.
Bata primeiro os ovos com o açúcar, o óleo e a baunilha.
Junte a farinha, o bicarbonato, o fermento, o sal e a canela.
Envolva tudo e depois acrescente as cenouras.
Por fim, deite na massa os cajus picados e envolva novamente.
Coloque a massa na forma e leve ao forno por 40-50 minutos ou até que o palito saia limpo.

Neste bolo coloquei uma ganache de chocolate com amêndoas  pois tinha uns chocolates que precisavam de ser usados. 
Usei cerca de 100 gramas de chocolate,juntei  4 colheres de sopa de leite e levei ao microondas por 1 minuto, com 30 segundos de intervalo, mexendo sempre até estar bem cremoso. Depois deitei no bolo quando este estava morno.

A cenoura confere a humidade perfeita para esta massa e fica um bolo bem cremoso mas nada denso.

Comentários

  1. Miúda fofa, segue à risca as receitas das minhas tortas e não falham :) caso precises de ajuda, sabes onde estou ;) beijosssss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho mesmo de enfrentar as tortas Sylvie 😂
      Obrigada!
      Bjinhos

      Eliminar
  2. Adoro bolos de cenoura , a fatia esta super tentadora, mesmo a pedir uma dentada.
    Boa semana

    ResponderEliminar
  3. Ficou lindo e super húmido! Não há nada como escrever o que nos vem á cabeça :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O vosso comentário é sempre bem vindo!
Obrigada e beijinhos,
Ana Rita