Bundt de Chocolate

Não sei se já vos contei mas tenho uma coleção de livros de culinária relativamente ... agradável, digamos assim, e na minha perspectiva cabe sempre mais um porque o conhecimento não ocupa lugar ( os livros, esses, já ocupam algum ). Tenho alguns favoritos e não me desfazia deles por nada. Muitos estão cobertos de post its a marcar receitas (algumas fiz, a maior parte não..shame on me...), têm também algumas nódoas de comida de tanto uso que têm mas eu acho que um livro tem de estar um pouco sujo, com notas escritas, com marcações e as páginas algo amassadas pois mostra que lhe damos uso e que realmente é um livro apreciado.
E o especial de um livro de culinária é que nunca passa de moda, é eterno. Hoje tenho livros que não me cativam tanto mas já o fizeram noutras alturas e por certo que virão a ser novamente folheados em outra altura.

Também vos posso dizer que hoje em dia já não compro um livro qualquer. Tenho de gostar dele TODO. 
Eu explico.
Para mim um livro ideal tem de ter certas características:
  1. Tem de ter fotografias em todas ou na maior parte das receitas. (Porque eu como com os olhos e adoro ver o resultado final)
  2. As receitas têm de ser práticas. ( Não gosto quando as receitas têm vinte passos. Decido logo que aquela não é para fazer)
  3. Tem de ser um livro que seja acessível, ou seja, que para fazermos as receitas não tenhamos de ir a correr ao supermercado para comprar um ingrediente diferente do que usamos no dia a dia, ou que tenhamos de nos hipotecar para o comprar.
  4. Valorizo também a linguagem mais coloquial, pois aproxima-nos mais do autor.
  5. E por fim, gosto do efeito UAU!! (receitas diferentes, com combinações improváveis, com um resultado que parece de estrela Michelin mas que foi feito por nós "comuns mortais".
Isto tudo para vos dizer que quando vi que a Rita Nascimento ia lançar um novo livro, só de bolos, comecei a sofrer por antecipação. Este livro tem todas as características acima e mais algumas. Um livro só de bolos, pela Rita, que transpira simplicidade e praticidade, só poderia ser bom. 
Pois não me enganei e posso vos dizer que este livrinho está sem post its porque ia gastar-los todos, já que cada página teria um! 

Comecei por um bolo de chocolate mas o Bolo de Cerveja tem me perseguido pela internet a fora, pois está por todo o lado. Adivinhem qual se seguirá??

Bundt de Chocolate
(receita do livro "Um bolo por semana" , Rita Nascimento)


2 ovos
250 gramas de açúcar
100 gramas de chocolate (usei tablete Pantagruel)
125 gramas de manteiga 
100 mlitros de leite
200 gramas de farinha
20 gramas de cacau em pó
1 colher de chá de fermento 
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal

Cobertura:
Creme de avelãs Nusskati (do Aldi)
Flôr de Chocolate Mármore ( do Aldi)

Pré aqueça o forno a 180ºc e prepare uma forma de bundt com spray desmoldante.
Bata os ovos com o açúcar até obter uma massa mais volumosa e mais branca.
À parte num recipiente coloque o chocolate partido com a manteiga e o leite e leve ao microondas em intervalos de 30 segundos, mexendo até obter um creme aveludado, mas não muito quente.
Junte este creme ao creme dos ovos .
Adicione agora os ingredientes secos (farinha, cacau, fermento, bicarbonato e sal) peneirados e envolva.
Deitar a massa na forma e levar ao forno por cerca de 40 minutos.
Deixar arrefecer e cobrir com o creme de avelãs ( pode aquecer ligeiramente no microondas para que se torne mais líquido).
Decorar com as flores de chocolate ou com raspas de chocolate.


Nota:
Se não sabem o que oferecer a alguém neste Natal, acreditem que é uma prenda que vai agradar a muita gente. Quem avisa ...

Comentários

  1. Adoro bolos de chocolate e este ficou maravilhoso.

    ResponderEliminar
  2. Esse bolo está pra lá de apetitoso!

    cardapiodesabores.blogspot.com

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O vosso comentário é sempre bem vindo!
Obrigada e beijinhos,
Ana Rita