Cookies de Açúcar Escuro e Chocolate

A oferta de bolachas nas prateleiras dos supermercados é imensa. Umas simples, outras com recheio, outras com pepitas, nozes, aveia, sem açúcar, com mel.Ou seja tudo o que se possa imaginar colocar numa bolacha existe já numa prateleira. Os preços são absurdamente baratos para umas e absurdamente caros para outras pois as marcas encarecem. Podemos pagar 1 euro e pouco por um pacote enorme de bolachas e no fim não são nada de jeito, ou podemos pagar 1 euro e pouco por 6 bolachas que até são boazitas mas que são da marca xpto.
Enfim, como tudo na vida temos escolhas variadas e adaptadas ao bolso e gosto de cada um. Confesso que por vezes recorro aos pacotinhos de bolachas prontas a ir para a escola em bolsinhas de 4-6. Mas vendo bem e analisando tudo não justifica. Com o valor que gastamos em um pacote com 12 bolachas podemos fazer em casa 2 dúzias, ou mais, de bolachas caseiras e com ingredientes controlados. Dá mais trabalho sim, não é apenas abrir o pacote e despejar as bolachas para o pote, mas no fim das contas rende bem mais. 
Já fui de todas as semanas andar de volta do forno a fazer fornadas de bolachas , mas como a vida por vezes é uma correria nem sempre tenho essa vantagem. Mas sempre que posso sai umas bolachitas para gula dos pequenos.

Cookies de Açúcar Escuro e Chocolate

2 cháv. de farinha
1 c. sopa de amido de milho
1 pitada de flor de sal
12 c. sopa de manteiga, temperatura ambiente
3/4 cháv. de açúcar escuro, (o mais escuro que encontrarem)
1/2 cháv. de açúcar branco
1 ovo
1 c. sopa de extrato de baunilha
1+1/2 cháv. de pepitas de chocolate

Pré aquecer o forno a 170ºc e forrar um tabuleiro com papel vegetal.
Numa tigela misturar a farinha, o amido, o bicarbonato e o sal. Reservar.
Na batedeira,em velocidade média, bater a manteiga com os açúcares até estar fofo, cerca de 3 minutos.
Reduzir para velocidade baixa e juntar a baunilha e o ovo. Deixar envolver.
Acrescentar a farinha reservada e envolver até a massa estar mais compacta.
Por fim, colocar as pepitas e envolver. ( caso a massa esteja muito seca deitar uma colher de leite , caso esteja muito húmida deitar uma colher de farinha)
Fazer bolinhas com uma colher de gelado ou com uma colher de sopa, achatar ligeiramente.
Levar ao forno por 9 minutos, ou até os rebordos estarem dourados.
Retirar o tabuleiro e deixar arrefecer por 3 minutos antes de retirar as bolachas.
Deixar arrefecer e depois guardar, ou não  :)

Comentários

  1. Estas fazem mesmo as delícias dos miúdos e dos graúdos! Nunca compro bolachas de supermercado, não há nenhuma que me encha as medidas (embora tenha sempre Maria que dão para usar em imensas coisas)! De vez em quando, quando não tenho tempo e disponibilidade de fazer em casa, acabo por comprar na padaria, sempre são mais parecidas com as caseiras! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. É tipo de bolacha que o meu filho gosta, tem um aspecto guloso
    Eu evito comprar muitas vezes, prefiro fazer.

    ResponderEliminar
  3. Que lindas cookies Ana Rita! E com açúcar escuro que eu adoro usar em vez do granulado que é menos saudável.
    Eu também é raro comprar bolachas, e adoro fazê-las em casa. Ficam mais baratas, ficam ao nosso gosto, rendem imenso e sem dúvida que mais deliciosas. :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Adorei os cookies, ficaram lindos e certamente saborosos!
    Abraços e bom fds.

    ResponderEliminar
  5. Eu não sou muito bolacheira e só comecei a fazer mais depois de ser mãe, mas é algo que gosto de ter em casa e o aspecto destas despertou-me a curiosidade.
    Ficaram lindas e bem apetecíveis. Parece-me uma massa fácil de trabalhar, o que também me agrada. :)
    Óptima sugestão!

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  6. Rita querida,
    Eu não sou muito de cookies, bolachas e familiares, mas cá em casa, tenho 3 que são uns autênticos monstros das bolachas e não consigo fazer tantas vezes como eles quereriam e recorro muitas vezes às de compra, mas sempre que possível, lá me dedico a umas fornadas delas e estas tuas estão com um aspecto divino mesmo e gosto da combinação.
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
  7. Adoro fazer bolachas, mas percebo o que dizes, nem sempre há tempo.
    Mas sempre que há, adoro fazer fornadas e encher a lata (que curiosamente se esvazia sempre demasiado rápido!).
    Estas cookies devem ser super boas, um beijinho.

    ResponderEliminar
  8. Rita no outro dia pensei tanto em ti!
    E porquê? Por causa de bolachas...
    Uma vez fiz umas bolachas tuas e nunca mais me esqueci delas.
    E no outro dia pensei...Ah agora comia uma bolachinha da Rita. Até as baptizei assim.
    Belas bolachas estas.
    É verdade...quem me dera ter sempre tempo para fazer umas bolachinhas destas!
    Beijinhos querida
    No Conforto da Minha Cozinha

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O vosso comentário é sempre bem vindo!
Obrigada e beijinhos,
Ana Rita