Pargo com Crosta de Salsa, Manjericão e Tomate

Não sou grande amante de peixe. Quer dizer, eu gosto de salmão, bacalhau, atum, sardinhas, carapaus, dourada... O que me chateia mesmo são as espinhas e o facto de o provérbio que "peixe não puxa carroça" ser verdade no meu caso pessoal. Fico com mais fome após uma refeição de peixe do que se o prato for carne (i´m a really good meat eater). A criançada cá de casa deve ter herdado nos genes esse "problemazito"e é um caso sério apresentar um prato de peixe. Mas como devagar se vai ao longe, ando sempre na demanda de arranjar novas maneiras de fazer peixe.

A sugestão de hoje torna o peixe muito aromático e as ervas mais o limão dão lhe muita frescura.
Pode ser acompanhado com os legumes que mais gostar ou que tiver disponíveis na altura ou então pode fazer umas batatinhas cozidas com pele e uma salada verde.

Pargo com Crosta de Salsa, Manjericão e Tomate
da revista Continente Magazine de Novembro 2017


1 pargo mulato, cerca de 1,200kg
sal e pimenta a gosto
sumo de 1 limão
1/2 ramo de salsa
1 tomate maduro
manjericão a gosto (usei cerca de 9 folhas)
4 dentes de alho
2 chalotas
azeite q.b
vinho branco q.b (cerca de meio copo)
Legumes (opcional): brócolos, tomate cereja 

Faça três cortes diagonais no peixe e tempere com o sal, a pimenta e o sumo do limão.
Triture num robot de cozinha a salsa, o tomate, o manjericão, os dentes de alho e as chalotas.
Enquanto tritura deite um fio de azeite para ligar tudo.
Coloque o peixe no tabuleiro, barre-o com a crosta dos dois lados e deixe marinar por 1 hora.
Antes de levar ao forno regue-o com um bom fio de azeite e com o vinho branco.
Em volta disponha os legumes e coloque no forno pré aquecido a 200ºc por 20 minutos.

Comentários

  1. Ficou top! Eu cá adoro peixe e quando vou comer fora, se o peixe for de qualidade, prefiro optar por peixe em vez de carne! Já o meu marido é um carnívoro à séria! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Se for comer fora também gosto de um peixinho escalado na brasa, mas continuo a dizer que se eles viessem sem espinhas ainda gostava mais,ihih..
    Bjinhos
    Rita

    ResponderEliminar
  3. O que eu me ri contigo agora! O meu marido tem os mesmos genes e diz o mesmo provérbio. LOL
    Olha, adorei este peixinho e a crosta.
    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem ama comer chicha, é dificil comer peixe e ficar saciado.
      Apesar de adorar uma bela posta de bacalhau ou de um carapau assado com molho à espanhola , que por acaso foi o meu almoço. Claro que já estou esfomeada,ahahah!!!
      Bjinhos
      Rita

      Eliminar
  4. Está com um aspeto delicioso.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O vosso comentário é sempre bem vindo!
Obrigada e beijinhos,
Ana Rita