Um Bolo de Banana e uns toques daqui e dali....

Não sei se vos acontece mas ás vezes é-me impossível seguir as receitas. Umas vezes porque não tenho os ingredientes todos e faço umas substituições, outras vezes porque me apetece colocar mais uma coisinha ou outra. 
Para ser sincera, confesso que também adoro inventar. Normalmente até me saio bem nas invenções, talvez devido a um palato desenvolvido ou a conhecer certas combinações que são garantias de sucesso.

Foi o caso deste bolo, que achei que ia ficar óptimo com o aroma da canela e umas nozes. E como é do conhecimento público, a banana e canela são um casal perfeito (para quem aprecia, claro!) e as nozes são " la "piéce de resistance" para este bolinho bem prático.

Se forem do estilo "inventor" podem sempre acrescentar outras combinações que sejam do vosso agrado e tornar o bolo uma ideia nova. 

É por isso que a culinária é, para mim, uma ciência de inspirações, gostos e momentos. Todas as receitas ficam à mercê do estado de espírito do cozinheiro e mesmo seguindo a receita vezes sem conta ela nunca sairá igual. Pelo menos a mim acontece imensas vezes....


Bolo de Banana de Tabuleiro
(adaptado do livro "Família e Amigos à Mesa", Joana Roque)

2 bananas médias
200 gr de farinha
200 gr de manteiga
200 gr de açúcar
4 ovos
1 c. chá de fermento para bolos
1 c. chá de canela Margão
100 gr de nozes picadas grosseiramente

Pré aquecer o forno a 180ºc e forrar um tabuleiro pequeno com uma folha de papel vegetal.
Bater a manteiga com o açúcar até estar cremoso.
Juntar um a um  os ovos e bater bem entre cada adição.
Adicionar a farinha, a canela e o fermento, mexendo bem.
Juntar as bananas, reservar algumas para colocar por cima da massa, e as nozes envolvendo tudo.
Deitar a massa no tabuleiro, alisá-la e dispor as rodelas de banana reservadas .
Levar ao forno por 40 minutos ou até estar dourado e cozido.
Deixar arrefecer para depois cortar em quadrados.


Comentários

  1. Que delicia, gracias por compartir y felíz día.Bs

    ResponderEliminar
  2. Eu também tenho esse "defeito", quero seguir uma receita é depois dou por mim a fazer alterações por isto ou por aquilo! Bolinho de banana é coisa que sai cá por casa muitas vezes! Passa na minha cozinha, tenho um Desafio! Participa! Boa Páscoa!

    ResponderEliminar
  3. Humm, esse é dos meus preferidos e ainda ficou lindo!
    Bj

    ResponderEliminar
  4. E que lindo e diferente que ficou :) Que vontade de comer um pedacinho :) Bjs e boa Páscoa

    ResponderEliminar
  5. Hummm adoro bolo de banana.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/03/conchas-grandes-vegetarianas.html

    ResponderEliminar
  6. Sim, a culinária é tudo isso que descreves e muito mais Rita!!
    Ficou com um excelente aspecto o teu bolo e acredito que o resultado final seja uma delícia.
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
  7. Cozinhar é tipo brincar aos Legos quando és pequeno, abres o livro para seguir? Constróis é o teu castelo!!! eheh

    Alho Francês - Blog Verde

    ResponderEliminar
  8. Gosto muito de bolo de banana.
    http://bloglairdutemps.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Que bolinho apetitoso!
    Eu também tenho muita dificuldade em seguir à risca as receitas. Farto-me de inventar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Pois, eu também sou assim, nunca faço as receitas exactamente como as originais.
    Ficou com um aspecto delicioso! Beijinhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O vosso comentário é sempre bem vindo!
Obrigada e beijinhos,
Ana Rita