Beringela Recheada

Não é mania das dietas. Não é querer andar na moda.
É querer poder comer melhor.
Quero introduzir os vegetais com mais regularidade na nossa alimentação. Tentar que pelo menos ao jantar eu consiga garantir que os meus filhos os comem e que podem até torcer o nariz mas que vão tentando gostar. Não sou radical, nem tão pouco extremamente exigente ao ponto de os obrigar a comer mesmo se não apreciarem. Apreciar. Esta palavra soa bem melhor que o "gosto" ou "não gosto". Soa melhor dizer "não sou apreciadora" do que ouvir dizer "não gosto disso". O NÃO limita , mas se ao invés disso dissermos que não apreciamos, não estamos a fechar a porta à oportunidade de vir a experimentar novamente. Todos sabemos que os nossos gostos mudam com os tempos, com a idade, com a experiência, com as "companhias", com o desejo de experimentar coisas diferentes. Pelo menos comigo foi assim e ainda o continua a ser. É claro que continuo a ter "ódios" de estimação por alguns alimentos e mesmo tentando enganar-me não vai lá, simplesmente não vale a pena. A couve flor, os brócolos, o nabo, e o tomate cru são os meus arqui-inimigos. O tomate só mesmo cozinhado mas os outros nem pintados de ouro, com muita pena minha. Já fiz mil e uma receitas mas o meu paladar não os aceita. Maldito!!! Em contrapartida, fiz muitas conquistas com a cebola e os pimentos, que são os meus novos preferidos.
Enfim, quem sabe um dia não tenho novidades para vocês e a lista dos "inimigos" diminui.
Por agora fica aqui umas beringelas riscadas que encontrei no PD, e que segundo a descrição, são mais adocicadas, de polpa mais suave e de casca mais tenra.
Confirmo, são mesmo suaves e esta receita que vos trago foi uma experiência deliciosa...


Desculpem me a fotografia horrorosa mas tirar fotografias à noite e sem tempo deu nisto, mas não podia deixar de partilhar.




Beringela Recheada
do livro "Cozinha Vegetariana para quem quer poupar", Gabriela Oliveira

1 beringela
sal e azeite q.b
1 dente de alho, picado
1/2 cebola, picada
2 c. sopa de molho de tomate (usei polpa)
150 gr de cogumelos, laminados
3 c. sopa de natas
Tomilho fresco q.b
Pimentão-doce q.b
Pimenta preta q.b
5 tomates Cherry ( não utilizei)
2 c. sopa de milho
Raspa de limão e cebolinho fresco q.b

  1. Lavar e cortar a beringela o meio na vertical.
  2. Com a ponta da faca  retirar a polpa da beringela com cuidado para não romper a casca. (utilizei também uma colher para retirar o excesso de polpa)
  3. Deitar nas cavidades um pouco de sal e reservar.
  4. Picar a polpa e rejeitar as sementes.
  5. Numa frigideira deitar um fio de azeite, a cebola e os alhos até ficar translucidos.
  6. Juntar depois a polpa da beringela, o molho de tomate, mais um fio de azeite e deixe refogar por 3 minutos.
  7. Acrescentar os cogumelos, refogar até estarem moles para depois juntar 1 c. de sopa de natas e temperar com sal, tomilho, pimentão doce e pimenta.
  8. Aquecer o forno a 200ºc.
  9. Passar por água as cascas da beringela para retirar o sal.
  10. Pincelar com um pouco de azeite, colocar as cascas num tabuleiro e levar ao forno por 20 minutos.(protegi as cascas da beringelas numas formas de papel metalizado para que ao ir ao forno não perdessem a forma e para que depois o recheio se mantivesse no seu interior)
  11. Rechear as beringelas com o recheio reservado, deitar 1 c. sopa de natas em cada uma e distribuir o milho e o tomate (não utilizei) no cimo.
  12. Levar novamente ao forno por 15 minutos.
  13. Polvilhar com raspa de limão e cebolinho antes de servir.
Bem bom...

Comentários

  1. Ficou com um óptimo aspecto!

    Beijinhos
    food&emotions
    http://fefoodemotions.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Também já vi as beringelas lá, mas ele não é grande fã, então acabo por nunca as trazer. Mas esta receita deixa-me com vontade de experimentar :)

    ResponderEliminar
  3. Não sou muito apreciadora de beringela mas gostei muito desta sugestão
    Tem um aspecto delicoso
    bjs

    ResponderEliminar
  4. Fazes muito bem começar a introduzir alimentos como este na tua alimentação:)
    Foi assim que começei e depois de gostar e gostar levou me a experimentar e mais e mais e hoje é o meu hobbi é a culinária saudável adoro beringela tenho muitas receitas tenho uma tarte que ias adorar é fabulastica:)

    Esta já fiz mas com este recheio nunca fiz nao aprecio muito milho mas tem um aspeto delicioso de vir agua á boa:)

    Beijinho muito grande

    ResponderEliminar
  5. Adorei a beringela recheada assim, deve ser deliciosa :)
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    www.strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  6. Adoro legumes recheados, tem optimo aspecto

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

O vosso comentário é sempre bem vindo!
Obrigada e beijinhos,
Ana Rita