segunda-feira, agosto 6

Bolo de Batata Doce Duxa

Na necessidade de gastar a batata doce que tinha congelada fui em busca de um bolo. Encontrei-o e adorei-o. Fica bem húmido e perfeito para o lanche, acompanhado de um sumo bem fresquinho de fruta .
Obrigada Duxa pela partilha deste bolinho....

Bolo de Batata Doce Duxa
Fonte: Sabor intenso

180g  açúcar -coloquei 200gr
150  margarina amolecida
120g  puré de batata doce muito bem escorrido
5 ovos
150g  farinha de trigo
1 c.  chá de fermento
1 c. café de canela
raspa de 1 laranja

  • Deitar para um recipiente 130g de açúcar, a margarina, a raspa de laranja, a canela e bater muito bem.
  • De seguida juntar o puré de batata doce e as gemas, continuar a bater, até obter um creme fofo.
  • Bater as claras em castelo  firme, adicionar no final os restantes 50g de açúcar, batendo até ficarem bem firmes.
  • Peneirar a farinha com o fermento.
  • Misturar na massa alternadamente, claras e farinha de trigo, aos poucos e cuidadosamente de baixo para cima
  • Depois de bem ligado, deitar na forma, previamente untada e polvilhada de farinha ou com spray Espiga, levar a forno pré aquecido nos 180ºC
  • Cozer por cerca de 35 a 40 minutos, fazendo o teste do palito.
Bem bom...

17 comentários:

  1. O aspecto é óptimo.
    Vou levar a receita comigo.
    Beijinhos
    Belinha
    Mundo das Receitas
    http://mundodasreceitas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Realmente ficou um bolo maravilhoso, que delícia deve ser!

    ResponderEliminar
  3. O interior ficou mesmo a meu gosto.
    A âmendoa aprimorou ainda mais o bolo que só pode ser uma delicía.

    http://asvezescozinheira.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. TEM UM INTERIOR TÃO BOM...APETECE MESMO PROVAR.
    E FICOU BEM LINDO.
    BOA SEMANA
    BJS

    ResponderEliminar
  5. Ficou mesmo 5*****...lindo e delicioso!
    um beijinho e boa semana

    ResponderEliminar
  6. Oh Rita, o que me foste lembrar..., adoro este bolo. Este fim de semana estive a olhar para umas batatas doces no Jumbo e pensei no bolo.
    Acabei de aprender contigo que podemos congelar batata doce, boa! Nunca o fiz, e realmente dá jeito;)
    Esse acabamento personalizado está brutal, adoro amêndoas, fiquei de " lingua de fora" a salivar:))
    beijocas, boa semana.

    ResponderEliminar
  7. Parece-me delicioso! Que belos sabores.
    Adoro bolos com batata-doce :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  8. Eu adoro batata doce e esse bolo devido a ela deve ter ficado com um sabor e consistencia maravilhosa! Muito bom :)

    ResponderEliminar
  9. Ficou um lindo bolo Ritinha, e o interior dele, parece-me bem apetitoso. E só poderia ficar delicioso, vindo do blog da Duxita e com seu aval, com certeza foi aprovadissimo. Gostei muito. Bjocas, ótima semana

    ResponderEliminar
  10. Lindo e delicioso, foram logo as primeiras palavras que me ocorreram!
    Adoro a consistência, deve ficar com um sabor divinal e as amêndoas por cima são a perdição!!
    Beijinhos e boa semana:)

    ResponderEliminar
  11. Um bolo lindo e delicioso, a amêndoa deu-lhe um toque bem especial!
    Gosto muito de utilizar a batata-doce, fica muito bom!
    Bjs

    ResponderEliminar
  12. ola=)
    que rico bolinho, adoro batata doce...a minha mãe faz uma torta MARAVILHOSAAAA=)
    gostei do pormenor da amendoa=)

    ResponderEliminar
  13. O que eu gosto de batata doce!! E este bolinho tem um excelente aspecto! Deve ser mesmo de comer e chorar por mais. Vou experimentar fazê-lo um dia destes. Este blogue é uma verdadeira tentação e das boas ;). Bjs

    ResponderEliminar
  14. Deve ser tão bom, ainda para mais com amêndoa por cima, hummmmm que delicia :)

    beijinhos

    www.cookaddiction.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  15. Hola guapa tu

    Me encanta este pastel, con tu permiso me tomo nota, gracias por compartir la receta
    petonets Susanna

    ResponderEliminar

O vosso comentário é sempre bem vindo!Obrigada!
Bjinhos,
Rita